Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço 1,5; fonte Garamond; usa uma fonte de 12; margem de 2,5 cm; emprega itálico para palavras estrangeiras; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em , na página A Revista.
  • Não assinei o artigo, pois as submissões serão avaliadas no modelo "duplo-cega", inicialmente dois pareceristas.
  • Consta no texto, no máximo cinco palavras-chaves e um resumo escritos em português e outra língua estrangeira, conforme as orientações das "normas para publicação da revista".
  • A submissão segue as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Diretrizes para Autores

Deseja enviar contribuições à revista? Convidamos todos a conferir a seção Normas de seção e ler as políticas das seções disponíveis, bem como as Informações específicas para autores e Sobre os direiros autorais. É necessário que os autores se cadastrem e registrem ORCID ID no sistema antes de submeter um artigo; caso já tenha se cadastrado basta acessar o sistema e iniciar o processo de submissão.

Dossiê Temático: Escravidão e pós-abolição numa perspectiva da história indígena

Dossiê Temático: um espaço criado para a publicação de artigos que versem sobre um determinado aspecto da História do Brasil.

Artigo Livre

Artigo Livre: espaço dedicado a publicar artigos sobre as diversas perspectivas de História do Brasil.

Tradução

Tradução: seção destinada para a tradução de artigos publicados no exterior e que versem sobre aspectos da história do Brasil, ou que  contribuam para o debate teórico-metodológico sobre a história local, regional e transnacional.

Estudos Regionais Transnacionais

Estudos Regionais Transnacionais: seção voltada para a publicação de artigos que versem sobre questões regionais e locais de outros países. A ideia é criar um espaço de sociabilidade entre pesquisadores de várias partes do mundo e reforçar as discussões teóricas, metodológicas e historiográficas em torno dos aspectos regionais do cenário internacional.

Crítica Historiográfica

Crítica Historiográfica: seção voltada para a análise de artigos publicados nas revistas de História ou áreas afins que debatam sobre aspectos em torno da História do Brasil ou aspectos regionais do cenário internacional. A ideia é criar uma seção nova no cenário de revistas do país e que contribua para o processo de leitura e valorização das publicações dos periódicos acadêmicos. Também publicaremos resenhas de livros que estejam dentro do foco e escopo do periódico. Os textos resenhados precisam ser dos últimos 5 (cinco) anos .

Notas de Pesquisa

Notas de Pesquisa: seção dedicada à divulgação dos primeiros resultados das pesquisas desenvolvidas por mestres e doutorandos. Os textos devem abordar temas da História do Brasil, locais e regionais de outros países ou continentes. Podem ter o formato de artigo, ensaio ou comunicação.

Crítica Literária

e) Crítica Histórica: seção destinada à publicação de resenhas de romances hist´óricos que ajudem a refletir sobre aspectos da história do Brasil.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.