Chamada para dossiê temático: Centenário do Partido Comunista do Brasil (PCB) e Partido Comunista do Chile (PCCh) (v. 5, n. 9, 2022)

2022-04-11

A Revista Nordestina de História do Brasil (RNHB), vinculada à Universidad de Playa Ancha (UPLA), Chile, convida pesquisadores e estudiosos para contribuírem com artigos científicos sobre a história do Partido Comunista do Brasil (PCB) e do Partido Comunista do Chile (PCCh).

O dossiê objetiva comemorar o centenário de ambos os partidos. Ainda que, vale lembrar, a fundação do Partido Comunista (PC) chileno remonte ao ano de 1912, quando se cria o Partido Operário Socialista (POS), foi em janeiro de 1922 que este uniu-se à Terceira Internacional (1919-1943), adotando o nome de PCCh. O dossiê está aberto para contribuições que abordem, em diversas perspectivas, o que foi a experiência de criação desses partidos, seus atores, lideranças, formas de atuação, presença nos movimentos sociais, nos sindicatos, organizações estudantis e o papel dos intelectuais e da cultura. A experiência política dos comunistas em ambos os países foi muito diversa e intensa.

Sua história foi destacada por momentos de forte mobilização com adesão popular, de operários e camponeses, de setores médios, de intelectuais e escritores. Mas também foi marcada por recuos e perseguições, pela clandestinidade, prisão e exílio de muitos de seus militantes.

A comemoração dos cem anos dos Partidos Comunistas no Chile como no Brasil é um momento propício para um balanço historiográfico que permita conhecer os avanços nas pesquisas e as renovadas perspectivas, trazendo à luz as nuances e singularidades destas duas experiências políticas e sua relevância na América Latina, passado e presente.

 

Coordenação:

Ana Amelia M. C. de Melo, Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil

Carine Dalmás, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Brasil

Rolando Álvarez, Universidad de Santiago de Chile (USACH), Chile

 

Prazo de submissão até 11 de agosto de 2022.

Para mais informações sobre as normas de publicação, consultar:

https://ojs.historiadaamericalatina.com.br/index.php/rnhb/normasparapublicacao