Debates e defesas: ensino de História do Brasil e as contribuições do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (1920-1930)
Debates and defenses: teaching History of Brazil and the contributions of the Brazilian Historical and Geographical Institute (1920-1930)
DOI:
https://doi.org/10.17648/2596-0334-v1i2-1253Palavras-chave:
Educação, IHGB, Disciplina História do BrasilResumo
O presente artigo propõe um estudo acerca do debate sobre a questão do ensino secundário situado nos anos 1920 e 1930. Na perspectiva de localizar e problematizar o lugar da disciplina escolar História nesse debate, que se dá no contexto das discussões e modificações propostas por diferentes reformas educacionais desse período, com particular atenção para a Reforma Francisco Campos de 1931; buscamos identificar os lugares de poder que produziram esses discursos. Nesse sentido, propomos tomar o Instituto Histórico Geográfico Brasileiro (IHGB) como uma das instituições que participaram da contenda e pensaram a articulação e os conteúdos do ensino de História nesses projetos de reorganização do secundário.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
As publicações estão submetidas às políticas de direitos autorais deste periódico.